TECNOLOGIA SMT
A existência de competição no setor manufatura de eletroeletrônicos tem estimulado as empresas do Pólo Industrial de Manaus (PIM) a reorganizar estratégias de manufatura e buscarem melhorias em seus processos e recursos.
A tecnologia ocupa um papel decisivo na sustentação de diferenciais competitivos para produção industrial ao propiciar a redução de custos operacionais, aperfeiçoar as operações envolvidas, permitir a redução de erros e, consequentemente aumentar o grau de competitividade e lucratividade das empresas (CARDONA, 2003).
Desta forma, aumentam a capacidade produtiva e reduzem os defeitos nas linhas de produção, assim evitam o alto custo de estoque em processos. As empresas do ramo de eletroeletrônico utilizam na grande escala a montagem automática de componentes eletrônicos, Tecnologia de Montagem em Superfícies SMT (Surface Mounting Technology). Vale lembrar que com o avanço tecnológico, os componentes SMD (Surface Mounted Device) ficaram cada vez mais miniaturizados.
A tecnologia SMT demanda altos investimentos, pois as máquinas são totalmente computadorizadas, possuem sistemas avançados de identificação de componentes com câmeras e alta velocidade de inserção de componentes com precisão. Porém, as alimentações dos componentes SMD nas máquinas de Inserção Automática de componentes são feitas por operadores, ou seja, de forma manual. Com isso demanda certo cuidado nesta fase do processo. Por isso o controle se torna ponto central na manufatura de placas de circuito impresso.
Uma meta comum para os fabricantes nesta área é a diminuição de defeitos de produção, uma vez que os defeitos trazem um impacto direto nos custos internos de produção, em custo de retrabalho, prazo de entregas e consequente insatisfação do cliente