Importação de Componentes Eletrônicos

Conformal Coating

Os vídeos abaixo apresenta um processo de Aplicação de CONFORMAL COATING( Coating Dispenser ). Maquina  de aplicação de coating ( verniz ) usada em processo de montagem de PCB (SMT/PTH) processo cada vez mais usado na área de Microeletrônica & Eletrônica. 
"Coating": proteção para umidade em placas de circuito impresso.

Tecnologia utilizada para aplicar revestimentos de forma programável e inteligente, com posicionamento e quantidade precisos, com o objetivo de proteger placas de circuito impresso utilizadas em ambientes hostis. A aplicação de produtos para aumentar a proteção à umidades, óleos, contaminantes tem se tornado mais comum recentemente. 

Dispensing - 2-component potting with DD-500 or HC-200.wmv

Contato

VENDAS: Ramiro França

ramiro_franca@hotmail.com

Santo André - São Paulo - Brasil

Tel.: 55 011 4421 7954
Tel.: 55 011 99659 6864

Email Administrativo:

adm.rf.componentes@outlook.com

Pesquisar no site

Muitos PCBs que são usados em eletrônica e precisam suportar ambientes exigentes e agressivos (com exposições a flutuações de temperatura, vibrações, alta umidade, salinidade, poeira, etc.). Nestes casos são usualmente protegidos pela aplicação de um fino revestimento (<200 micra) que se conforma sobre toda a placa enquanto endurece ou cura. Este revestimento – ou conformal coating – veda a placa e seus componentes, formando uma barreira resistente aos fatores ambientais que poderiam provocar corrosão ou outros danos. Existem muitos tipos de revestimentos protetivos, incluindo acrílicos, uretanos, parilenos, silicones e outros. Cada um tem um conjunto único de características de aplicação, de desempenho e econômicas, que precisa ser levado em consideração para se fazer a melhor escolha entre os revestimentos. Maximizar a capacidade de produção enquanto se minimiza os custos operacionais da linha pode ter grande influência neste processo de escolha. Aplicações que necessitam de proteção, com frequencia se utilizam das vantagens oferecidas pelos silicones. Equipamentos de aplicação podem variar desde simples pistolas de pintura até os mais sofisticados sistemas de spray seletivo. Qualquer que seja o modo de aplicação do revestimento, há a necessidade de que o processo de cura ocorra logo depois para que as placas revestidas possam ser manuseadas sem a preocupação de danificar o coating. Conformal coatings de Silicone são formulados com três tipos principais de mecanismos de cura, cada qual com suas vantagens e particularidades.

Tipos de Coatings de Silicone Coatings curados por Ultravioleta (UV) geralmente podem alcançar cura total em menos de 30 segundos quando expostos a uma potente fonte de luz UV. Este é um forte apelo para linhas de produção de alta velocidade, porém pode ser um pouco enganoso, pois somente as áreas do coating que tem exposição em visada direta à luz UV irão curar neste curto tempo. Áreas de sombra embaixo de componentes grandes irão permanecer líquidas até que um processo secundário de cura possa propiciar a cura completa e o desenvolvimento da adesão (o que pode levar horas ou até mesmo dias). Além disto, estes materiais tem preços mais altos e frequentemente apresentam um odor desagradável. Silicones curados com calor precisam de um forno para aquecer as placas revestidas a temperaturas na faixa típica dos 100ºC por 10 a 20 minutos. Temperaturas mais altas irão reduzir o tempo de residência no forno, mas existe um balanço entre o tempo necessário para elevar as peças até a temperatura de cura e o tempo efetivamente necessário para o processo de cura em si. O ponto ótimo para este balanço costuma ficar entre 100ºC e 115ºC. Assim, estes silicones tem uma cura relativamente rápida e são menos custosos que os de cura UV. Entretanto, eles costumam ter prazo de validade (shelf-life) curto e são muito sensíveis a certos contaminantes que podem inibir a cura. Os conformal coatings de silicone mais comumente usados são os monocomponentes RTV (cura a temperatura ambiente) curados por umidade. Estes produtos de consistência líquida são os mais simples de aplicar uma vez que não precisam de equipamentos especiais para mistura ou para o processo de cura. Normalmente são os materiais de menor custo e tem o processo de cura mais robusto e menos suscetível a erros. Quando estes materiais são expostos à umidade do ar eles começam a curar. A maioria dos usuários deste tipo de material precisa deixar as placas revestidas expostas ao ar por 30 a 60 minutos para alcançar uma cura suficiente para permitir posterior manuseio.

COMPONENTES ELETRÔNICOS - FALE CONOSCO ( 11 ) 4421 7954

Desenvolvido por Webnode